quarta-feira, 17 de março de 2010

A linguagem da Mídia

Introdução

Neste trabalho, apresentaremos como é possível a mesma noticia ser contada de formas diferentes, vista de outros ângulos. A noticia é “Uma descompressão explosiva maciça a 7 mil metros de altura provocou a queda, ontem, nas proximidades de Saigon, do avião C-5A Galaxy, o maior do mundo, que transportava 150 crianças vietnamitas órfãs para os EUA.” Agora repare, como a mesma é diferentemente interpretada, dependendo do ponto de vista da pessoa que a redigiu, a técnica de relatar um fato varia de acordo com as idéias de quem a conta, mas ficando invariável quando a questão é a opinião pessoal do repórter, jornalista, ou quem quer que a conte.
A terceira maior aeronave do mundo explode e deixa vários mortos.

Ontem, uma descompressão explosiva maciça a 7 mil metros de altura provocou a queda da terceira maior aeronave do mundo, o avião C-5A Galaxy. O Lockheed C-5 Galaxy, perdia em medidas apenas para os soviéticos Antonov An-124 e An-225. Foi concebido para transporte aéreo estratégico intercontinental de grandes cargas, além da capacidade de qualquer outra
aeronave americana. O C-5 Galaxy era operado pela Força Aérea dos Estados Unidos desde 1969. O primeiro C-5A Galaxy (número 66-8303) foi exibido fora da fábrica pela primeira vez em Marietta, Georgia, em 2 de março de 1968. Em 30 de junho de 1968 a Lockheed-Georgia Co. começou os testes de vôo do seu novo C-5A Galaxy. Com velocidade máxima de 900 km/h, com uma autonomia de 5.500 km, seu peso vazio pode variar até 379.500 kg, com um comprimento de 75,50 m, e 19,80 m de altura, o mesmo transportava 150 crianças vietnamitas órfãs para os EUA que morreram na explosão.

Descompressão explosiva é a causa de vários acidentes.

Cerca de 150 crianças órfãs vietnamitas morreram após uma descompressão explosiva a mais de 7 mil metros de altura, enquanto estavam sendo transportadas para os EUA pelo avião C-5ª Galaxy, essa descompressão explosiva ocorre devido a queda súbita de
pressão num sistema em menos de 0,1 segundo, associada a uma violenta explosão. Geralmente isso é causado por algum tipo de fadiga de materiais ou falha de engenharia, fazendo com que um sistema contido seja subitamente expulso para o meio circundante externo. Selos em vasos de alta pressão também são suscetíveis à descompressão explosiva; as gaxetas de borracha usadas para selar condutos pressurizados tendem a tornar-se saturadas com gases de alta pressão. Se a pressão dentro do vaso cair subitamente, os gases dentro da gaxeta podem expandir-se violentamente, provocando o surgimento de bolhas ou a explosão do material. Por este motivo, é comum que equipamentos militares e industriais sejam submetidos a testes de descompressão explosiva antes de serem certificados como seguros para uso. Outros acidentes também foram causados por essa descompressão explosiva, como no voo BOAC 781, American Airlines 96, Turkish Voo Turkish Airlines 981, Japan Airlines 123, Aloha Airlines 243, United Airlines 811, British Airways 5390, China Airlines 611, entre outros.
Descompressão explosiva causa queda de avião.

Durante uma viagem na qual transportava 150 crianças órfãs do Vietnã para os EUA, o maior avião do mundo, C-5A Galaxy, passou por uma descompressão explosiva maciça a sete mil metros de altura, no que provocou sua queda, nas proximidades de Saigon.
A descompressão explosiva, que é uma queda repentina da pressão, é ocorrida em menos de 0,1 segundo e pode ser comparado a uma violenta explosão. E isso, geralmente ocorre por algum tipo de fadiga dos materiais ou até mesmo na falha de engenharia.
Conclusão

Pode-se perceber que mesmo sem mentir, sem usar de má-fé, ambos contaram a mesma noticia, sem interferir em sua essência, apenas dando ênfase ao assunto que achou mais conveniente, mas mesmo assim, não incluindo a própria opinião na noticia. São noticias inéditas e improváveis.

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