terça-feira, 9 de março de 2010

A Linguagem da Propaganda

Introdução

O trabalho de ‘A linguagem da Propaganda’ trará para nós, um exemplo de várias formas de textos entregues em anúncios, comerciais, banners, outdoors, e etc. Textos esses que nem sempre são literários. Para ficar mais claro esse assunto, vamos falar o que é um texto.
Texto é um conjunto de enunciados, que juntos formam um significado, adequando-se as condições de comunicação da língua. Podemos aumentar essa visão, e perceber que existem também textos verbais e textos visuais, texto musical, publicitário, entre outros, sendo esse texto apresentado de diversas maneiras, podendo ser expresso verbalmente, em apresentações, em escritas, anúncios, poesias, reportagens, crônicas, ou simplesmente em um ato de se manter a seqüência do diálogo, da fala, em um comentário e discussões.
Um texto literário, é aquele projetado esteticamente, nos envolve em uma reflexão. Tem uma função poética e plurissignificativa.
Um texto não-literário é aquele que não possibilita uma reflexão tão ampla. É usado para transmitir noticias, sendo mais objetivo e mais próximo da realidade. Tem função referencial.
O texto publicitário possui algumas ramificações, para que de forma planejada, convença seu consumidor à compra. Entre elas temos o ‘uso de estereótipos’, ‘substituição de nomes’, ‘criação de inimigos’, ‘apelo à autoridade’, ‘afirmação ou repetição’, ‘empréstimo lingüístico’, ‘variação lingüística’, ‘aspectos ortográficos’, aspectos fonológicos’, ‘aspectos morfológicos’, ‘aspectos sintáticos’, ‘aspectos semânticos’, e ‘aspectos contextuais’. Vamos dar um exemplo e explicar um pouco mais sobre a ‘criação de inimigos’.

Criação de Inimigos.

Todos nós sabemos que existem disputas e concorrência entre diversas marcas. Entre indústrias automobilísticas a disputa é ainda maior.
Vemos na imagem acima, uma propaganda da marca criadora de automóveis BMW, que no caso acrescenta um elemento a mais em sua imagem, um automóvel da Jaguar. Se olhar rapidamente, você não vai notar o intuito da propaganda, e irá achar que BMW e Jaguar estão juntas. Muito pelo contrario. Na figura, o logotipo da Jaguar, no capô do carro à esquerda, está ao contrário, o que dá a interpretação de que o concorrente está fugindo da concorrência. A imagem nos passa a idéia de que até os concorrentes se assustam com o poder da BMW. Isso mostra sutilmente o quanto a marca é forte, e ganha os consumidores mostrando superioridade, o mesmo acontece com a propaganda da Audi, que juntando qualidades de diversas marcas, como o Design da Alfa Romeo, o Conforto da Mercedes-Benz, a satisfação da Volvo, e a esportividade da BMW, declara que o consumidor encontra todas essas qualidades em apenas um veículo, um Audi.


Conclusão

Podemos perceber, que linguagem da propaganda é no entanto, a mais livre das demais, pois busca recursos distantes, como criatividade, para prender a atenção do consumidor, mesmo que infrinja o código de comunicação estabelecido pela sociedade, ou use de concorrentes em sua propaganda, para aumentar a credibilidade da marca, na criação de inimigos. Percebemos também a importância de cada aspecto de texto, e a forma de sua aplicação, a cada parte do nosso dia-a-dia.
Podemos ver a comunicação estabelecida entre a propaganda e o consumidor, e a transmissão da mensagem, sem usar, porém, códigos lingüísticos, dando mais universo para o leitor explorar e conseguir decifrá-la, dando continuidade à idéia que a imagem traz.

Bibliografia

Imagem 1:
http://www.agenoralessandro.blogger.com.br/BMW5_Jaguar_JungVonMatt_low.jpg
Acesso em 03 de Março de 2010 ás 17:33hs

Imagem 2:
http://img66.imageshack.us/i/audi3nb.jpg/
Acesso em 03 de Março de 2010 às 17:28hs

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